Nosso Blog

Tipo de Suplementos

Tipos de Suplementos

A suplementação tem sido muito procurada por praticantes de atividade física de baixo rendimento, ou seja, por quem pratica atividade física de forma eletiva.

Como o nome mesmo já diz a suplementação é feita através de uma avaliação nutricional e/ ou médica para analisar a necessidade, proporção, durabilidade de uso, NÃO DEVE SUBSTITUIR REFEIÇÕES E TAMBÉM NÃO DEVEM SER UTILIZADAS DE FORMA INDISCRIMINADA POIS PODEM TRAZER PROBLEMAS AO SISTEMA ENDÓCRINO E DIGESTIVO DO USUÁRIO.

Existem muitos tipos de suplementos desde 

• Ganho de peso (suplemento hipercalórico)

• Ganho de massa magra (suplemento hiperproteico)

• Contra envelhecimento (suplemento antioxidante)

• Emagrecimento (suplemento termogênico)

Suplemento hipercalórico: 

É um suplemento rico em fonte energética, indicado para quem necessita de ganho de peso, normalmente utilizado em pacientes hospitalizados, com dificuldade de se alimentar, para anoréxicos, ou seja, para pacientes que apresentam déficit nutricional.

Suplemento hiperproteico:

É um suplemento rico em proteína (aminoácidos), indicado para ganho de massa magra, regeneração e fortalecimento muscular. Esse suplemento é indicado para praticantes de atividade física que causem ao musculo “danos” benéficos (auxiliando na hipertrofia muscular), pode ser indicado também para pessoas que tenham baixa taxa de massa muscular (ex idosos ). Existem alguns tipo de hiperproteico: 

Whey Protein: considerado uma proteína de rápida absorção, que tem como foco o fortalecimento muscular e ganho de massa magra.

Sub classificação 

1. Whey Isolado: Obtido através do soro do leite, possui alto valor biológico, com pequenas quantidades ou até ausência de carboidrato e gordura na sua composição.

2. Whey hidrolisado: Essa proteína passa por um processo de hidrólise, onde ocorre a quebra das cadeias proteicas as deixando ainda em partículas menores, chamadas de peptídeos, auxiliando assim numa rápida absorção.

3. Whey Concentrado: Utiliza a técnica de ultra filtragem, esse tipo de suplemento matem moléculas grandes de proteína e também apresentam em sua composição gordura e lactose. Tem uma absorção mais lenta, pois a quebras das moléculas é feita pelo sistema digestivo, esse tipo de suplemento pode ser absorvido até 80% pelo organismo.

4. Whey Vegano: É um produto diferenciado voltado para quem não consome proteína animal ou que apresentam alguma alergia alimentar. Também é considerada uma proteína de alto valor biológico e tem uma boa digestibilidade.

5. BCAA: É um suplemento proteico, composto por aminoácidos como leucina, isoleucina e valina que estão presentes em aproximadamente 20% das nossas proteínas musculares. Sendo assim indicado para praticantes de atividade física, seu consumo deve ser feito durante o treino pois a sua metabolização é feita nos músculos e não pelo fígado, trazendo um benefício satisfatório , pois irá fornecer energia diretamente ao músculo durante o treino.

6. Glutamina: É composta por um aminoácido não essencial, que também é produzido naturalmente por nosso organismo, logo se torna um micronutriente indispensável. Ela tem como função formar blocos de nas construções das proteínas, beneficiando o transporte de nitrogênio aos músculos, ou seja, ela auxilia no processo de ganho de massa magra, para aqueles “praticantes de atividade” que almejam a hipertrofia. Também atua com importância no sistema imunológico. 

Suplemento antioxidantes 

Colágeno: É obtido através de ossos de cartilagem de origem bovina, suína e de peixes.

 Pode ser encontrada de 3 maneira:

1. Colágeno tipo 1:  O colágeno tipo 1, ou colágeno hidrolisado, é uma proteína extraída do osso e da cartilagem de animais, como bois e porcos. Este tipo de colágeno é o mais comum no corpo e devido às suas dimensões e propriedades, é melhor absorvido no intestino, para melhor absorção é indicado o consumo do colágeno junto com consumo de vitamina C.

Esse tipo de colágeno é indicado para:

• Melhora a firmeza da pele

• Fortalece as articulações

• Fortalecer unhas e cabelos

• Ajudar no tratamento de osteoartrite

• Ajudar no processo de cicatrização

2. Colágeno tipo 2: É conhecido como colágeno não desnaturado, é majoritariamente presente nas cartilagens. Sua fabricação se diferencia do colágeno tipo 1. Este tipo de colágeno é indicado para:

• Doenças articulares autoimunes

• Osteoartrite autoimune

• Inflamação de articulações

• Lesão em cartilagens

• Artrite reumatoide.

3. Colágeno verisol: Sua composição é semelhante ao colágeno tipo 1, porém sua “fabricação” é feita de uma forma diferenciada, onde se é feito a hidrólise do colágeno tipo 1, ou seja, é realizado uma fragmentação, para facilitar a absorção. Uma de suas diferenças também se caracteriza pelos peptídeos que os tornam mais efetivos para o retardo de envelhecimento e melhora da pele. É indicado para:

• Aumentar elasticidade da pele

• Amenizar rugas mais visíveis

• Retardar envelhecimento  (obs: resultados melhores com uma qualidade de alimentação saudável)

• Reduzir celulite e linhas de expressão

Vitamina D

Auxilia na absorção do cálcio pelos ossos, auxilia na regulação do metabolismo ósseo e as quantidades de Cálcio e fósforo que circulam na corrente sanguínea, fortalece o sistema imunológico e desempenha um papel importante na saúde vascular e na prevenção do envelhecimento precoce.

Suplemento termogenico

1. Zinco Quelado:  Tem papel fundamental no funcionamento do organismo, atua no sistema imunológico, reprodutor e auxilia no metabolismo das proteínas e carboidratos.

2. Picolinato de cromo: Ajuda a manter níveis de glicemia durante o treino, modula a secreção de insulina, e assim auxilia no emagrecimento, uma vez que o excesso de insulina trará ganho de peso.

3. DHEA: Proibido a venda no Brasil, porém em outros países é muito utilizado para melhorar a disposição durante o treino, promovendo o aumento de libido. Por ser precursor da testosterona gera discreto aumento de massa magra e assim a diminuição de gordura corporal.

Esta gostando do conteúdo? Compartilhe!